É muito importante a limpeza da obra e que seja feita diariamente, inclusive, ajudando os prestadores de serviços. A poeira da massa corrida ou do gesso lixados, serragem do piso de madeira novo, respingos de tinta nos vidros e argamassa grudada em esquadrias.

O instrutor de formação profissional do SENAI-SP, Nilton Guimarães relata que a ordem no canteiro de obras reduz o caos . “Ensinamos aos pedreiros, assentadores, gesseiros e pintores que o cuidado com a sujeira é parte do planejamento inicial da obra. Primeiro, eles devem monitorar todo o ambiente, analisar o que vai ser feito e proteger o patrimônio do cliente”, afirma.

A limpeza e a organização durante a construção ou a reforma reduzem o trabalho e os gastos ao final do serviço, pois protegem os acabamentos: vale embalar ou cobrir absolutamente tudo com plásticos, papelão ondulado, papel “craft” ou mesmo plástico do tipo bolha. Proteja batentes, pisos, vidros, portas e até móveis, se eles forem mantidos no espaço. Vá criando as proteções conforme os processos são executados e cada etapa vai ficando pronta.

“Tem que embrulhar tudo. Quem `perde` oito horas fazendo isso, economiza dois dias de limpeza pós-obra”, alerta o professor. Por isso, antes de contratar um pedreiro ou uma empreiteira, pergunte sobre este planejamento e como o acúmulo de sujeira, lá no fim, é prevenido.

Limpeza profissional

O dono da residência também pode se precaver fazendo, ele mesmo, a elaboração de um plano detalhado de todo o serviço incluindo etapas parciais de limpeza. Em construções e reformas de espaços industriais e comerciais é comum incluir faxinas intermediárias no cronograma da obra, a fim de evitar a imundície e o desespero finais, sem falar na prevenção de danos aos materiais recém-instalados.

Nada de água sanitária

Não importa se você decidiu juntar os amigos para fazer o trabalho por conta ou vai contratar uma empresa especializada e embalou a casa toda: a sujeira é inevitável. Um item básico para por ordem na bagunça é o aspirador de pó, mas se a poeira foi excessiva, a versão doméstica não dará conta do recado. Pense, então, em locar um modelo industrial em sites e lojas de aluguel de ferramentas.